top of page
Buscar
assessoriasesunipa

Dia internacional das pessoas com deficiência


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, é uma data para refletirmos sobre os direitos, desafios e conquistas das pessoas com deficiência. Instituído pela ONU em 1992, o objetivo dessa data é promover a conscientização global sobre a inclusão social e garantir que todos, independentemente de suas condições físicas, mentais ou sensoriais, tenham as mesmas oportunidades de participação e desenvolvimento nas esferas social, educacional, profissional e política.


Nas últimas décadas, avanços significativos têm sido feitos no sentido de promover a inclusão e a acessibilidade. O movimento mundial em favor dos direitos das pessoas com deficiência ganhou força, e hoje, muitos países têm leis que garantem o acesso igualitário a serviços e oportunidades. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) é um marco importante que visa assegurar a plena participação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade.


Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. O capacitismo ainda está fortemente presente, alicerçado pela ideologia capitalista do produtivismo. O caminho para uma sociedade verdadeiramente inclusiva passa por uma mudanças profundas de mentalidade e de práticas. É necessário que a inclusão não se limite a medidas legais, mas que seja uma prática cotidiana, construída a partir do respeito à diversidade e à valorização das capacidades de cada indivíduo.


No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é importante repensarmos atitudes e preconceitos, adotando uma prática anticapacitista que valorize a diversidade e trate todos com dignidade e respeito.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page