Comissão mista dá novo prazo para votar orçamento, enquanto mobilização de servidores se intensifica
- assessoriasesunipa
- 19 de mar.
- 1 min de leitura

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados se prepara para votar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 nesta sexta-feira (21), conforme confirmado pelo presidente da comissão, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI). A votação do Orçamento, prevista para ocorrer anteriormente, foi adiada, segundo ele, devido a constantes pedidos de alteração enviados pelo governo federal, que solicitou ajustes específicos em diversos pontos do projeto.
Apesar dos impasses, o presidente da CMO garantiu que as revisões foram concluídas e que o orçamento será votado sem novos adiamentos. Apesar das avaliações do relator, o atraso na votação da PLOA tem que ser compreendido na disputa que o congresso nacional faz com o executivo, em represália à suspensão da liberação de verbas de emendas parlamentares, determinada pelo STF recentemente.
Paralelamente, em Brasília, diversas entidades intensificaram sua mobilização na Jornada de Lutas que ocorre até quinta-feira (20). A ação, organizada pelo ANDES-SN e outras entidades do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), visa pressionar pela aprovação do PLOA 2025 e pelo cumprimento integral dos acordos de 2024 com o governo federal.
No último dia 20, a jornada incluirá visitas aos gabinetes de parlamentares, com foco na discussão da Medida Provisória 1.286/2024, que traz medidas de reajustes salariais e mudanças em carreiras do funcionalismo. O ANDES-SN, junto à Fasubra e à Fenasps, propôs emendas à MP com o objetivo de garantir os avanços acordados.
A mobilização dos servidores segue firme, e a expectativa é de que, com a votação do PLOA e o avanço das negociações, os direitos dos servidores públicos federais sejam respeitados no orçamento do próximo ano.
Comments